terça-feira, 21 de abril de 2009

Introdução a Redes de Computadores

Um resumo da história


 Bem antes da existência de um conceito de Sistema de Telecomunicação, alguns tipos de máquinas realizavam instruções entre si manipuladas por pessoas. 

 Em setembro de 1940, George Stibitz usou uma máquina de teletipo para enviar instruções para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua calculadora em Nova Iorque e recebeu os resultados de volta pelo mesmo meio. Conectar sistemas de saída como teletipos a computadores era um interesse na Advanced Research Projects Agency (ARPA) quando, em 1962, J. C. R. Licklider foi contratado e desenvolveu um grupo de trabalho o qual ele chamou de a "Rede Intergaláctica", um precursor da ARPANET. 

 Em 1964, pesquisadores de Dartmouth desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para usuários distribuídos de grandes sistemas de computadores. No mesmo ano, no MIT, um grupo de pesquisa apoiado pela General Electric e Bell Labs usou um computador (DEC’s PDP-8) para rotear e gerenciar conexões telefônicas. Durante a década de 1960, Leonard Kleinrock, Paul Baran e Donald Davies, de maneira independente, conceituaram e desenvolveram sistemas de redes os quais usavam datagramas ou pacotes, que podiam ser usados em uma rede de comutação de pacotes entre sistemas de computadores. Em 1969, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, SRI (em Stanford), a Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e a Universidade de Utah foram conectadas com o início da rede ARPANET usando circuitos de 50 kbits/s. 

 Redes de computadores e as tecnologias necessárias para conexão e comunicação através e entre elas continuam a comandar as indústrias de hardware de computador, software e periféricos. Essa expansão é espelhada pelo crescimento nos números e tipos de usuários de redes, desde o pesquisador até o usuário doméstico. Atualmente, redes de computadores são o núcleo da comunicação moderna. O escopo da comunicação cresceu significativamente na década de 1990 e essa explosão nas comunicações não teria sido possível sem o avanço progressivo das redes de computadores. Em um passado não muito remoto, por volta de 1950, mesmo antes de surgir o conceito de redes de computadores, alguns dos grandes computadores já passavam a idéia sobre conectividade, porém, ainda não existiam redes. Entre as décadas de 50 a 70, os sistemas de compartilhamento foram surgindo, porém, muito limitados para o que o mercado exigia, foi quando surgiu a tecnologia SNA (Systems Network Architecture) para interconectar os Mainframes. 

 Com a chegada das LAN’s (Local Area Network) que tinha como principal foco os PC’s (Personal Computer), houve uma grande revolução na época. Foi muito bom, pois, onde antes todas as atividades concentravam-se apenas em um único computador (Mainframes), a partir de então, cada ponto de rede tinha um dispositivo trabalhando e ligados uns com os outros, garantindo um bom funcionamento da rede e descentralizando as tarefas. Observe aí que foi também nesse momento onde o conceito de compartilhamento surgiu, pois teria que haver um tipo de compartilhamento para que as atividades deixassem de ser centralizadas. 

 Podemos caracterizar a LAN como uma rede loca (geograficamente perto) com enlaces de alta velocidade de no mínimo 10 Mbps. Porém, hoje, com o crescimento desenfreado das redes, temos muitas redes geograficamente dispersas, conectando-se em uma base de dado, executando tarefas a distancia e ou compartilhando recursos. São as chamadas WAN’s (Wide Área Network) onde falarei com mais detalhes mais tarde. 

 Bibliografia DIÓGENES, Yuri. Certificação CISCO. Axcel Books. Rio de Janeiro. 2004. WIKIPÉDIA. Redes de Computadores. Acesso em 21 abril 2009, às 13:50.

 Muito obrigado por ter chegado até aqui. Se achou esse conteúdo relevante e quer contribuir com qualquer quantia, ficarei muito grato. Sua ajuda é importantíssima para que eu possa continuar a produzir conteúdos como este e ajudar cada vez mais a comunidade de infraestrutura de TI aqui no Brasil. Para isso, basta scannear meu QR CODE PIX.



Um forte abraço é até mais!

10 comentários:

Ricardo disse...

Vlw cara, gostei das informações. Aguardo novas!!!

Lynn disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Adalberto Correia disse...

Que massa, divulga mais velho, ta massa.
Flw!

Thiago disse...

Gostei do blog. O vídeo ao lado é mto interessante.

Minha Vida On-Line disse...

Muito bom amigo, acredito que vai ser de muita serventia pra todos nós da area de tecnologia de Redes.
Pode contar com minha ajuda.
Pra quem interessar deixo o convite pra uma palestra que farei dia 24/04/2009 amanhã, sexta feira, na microlins de camaragibe as 19 horas falando um pouco sobre o funcionamento do computador. Entrada franca e todos estão convidados.

Anônimo disse...

Gostei da iniciativa, continue assim, quem sabe eu aprendo alguma coisa sobre redes. :)

Scofield TKD (Wendel) disse...

cara conte também sobre o vale do silicio onde tudo começou!! stive job e o corno do bill gates... rsrsrs mais valeu aprendi muito aqui espero mais Joy!

Joy Staccato disse...

Valeu Wendel, é que na verdade é resumo é só quanto a redes de computadores, mas quem sabe em uma outra oportunidade eu posto sobre o vale do silício.

Pedro disse...

mto bom resumo

Joaquim Guedes disse...

Muito ogrigado pela participação, tb fico feliz que você também tenha gosta, como disse no comentário do tópico anterior, logo postarei novamente.
Abraço, t+!